BERÇÁRIO

Oi Somos a turminha do Berçário e essa página é para mostrar um pouquinho do nosso trabalho, curiosidades e mimos da nossa turminha, então...

Bem Vindos ao nosso cantinho



  Sequência Didática

Educadoras: Alessandra, Cristiane e Sophia. 

Área de formação: Linguagem Visual.

Objetivo: estabelecer relações de animais através de obras de autores conhecidos.

Data: Outubro de 2013.

Desenvolvimento: Começamos o nosso dia com a música "Se eu peixinho e soubesse nadar...", apresentamos a obra "Peixe" de Aldemir Martins e colocamos em exposição. Mostramos para as crianças um peixe no aquário e falamos sobre seu modo de vida.

Foi realizado as leituras dos livros "Diego, O Peixinho Dourado" , e "Animais Marinhos". Em seguida brincamos de mar com um TNT azul no chão, nadando e fazendo boquinha de peixe. Confeccionados com carimbo da mão e pintura das crianças, colocando em exposição na sala do Berçário.

Por fim assistimos o filme "Procurando Nemo" e confeccionamos dois peixes de sensações (plástico bolha e lantejoulas).











 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sequência Didática - Formiga 

Educadoras: Alessandra, Cristiane e Sophia.

Área de formação humana: Relações Naturais.

Objetivo: Observar seres vivos.

Data: 07/10/2013 à 11/10/2013

Desenvolvimento: Começamos a sequência didática da formiga, cantando e assistindo o DVD (Galinha Pintadinha vol.1) com a música:

FUI NO MERCADO COMPRA CAFÉ

UMA FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ

EU SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA

NÃO PARAVA DE SUBI...

FUI NO MERCADO COMPRAR MAMÃO 

UMA FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO 

EU SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA

NÃO PARAVA DE SUBI...

Em segunda fomos no pátio externo do CMEI, a procura de formigas, no chão, nas árvores, no muro, na terra, na grama, etc. Pegamos três formigas e trouxemos para sala. Na roda de conversa falamos sobre o modo de vida do inseto, e imitamos seu modo de andar.

Fizemos o registro da formiga no papel sulfite com lápis de escrever. Também fizemos carimbo com a mão e o pé de cada criança com tinta guache, e colocamos em cima uma figura de formiga. Por fim assistimos o filme "Vida de Inseto" e desenhamos na mão e no pé de cada um cantando e dançando a música.

Obs: Dias depois aparece no chão da sala uma formiga, a Raquielly viu e já chamou seus amigos e educadoras para mostrar. Foi muita alegria para as crianças.






















 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - BERÇARIO 

Educadoras: Alessandra, Cristiane e Daiani.

 Área de formação: Linguagem Visual

Objetivo: Estabelecer relações através de obras de autores conhecidos.

Desenvolvimento: A partir da obra que faz parte do projeto museu na escola (O GATO - de Oswaldo Walter Machado Miranda), apresentamos para as crianças com o objetivo de estabelecer relações com animais que fazem parte do dia-a-dia delas conhecendo as diversas maneiras de representação.

Foi apresentado às crianças em roda de conversa a obra, depois foi colocado em exposição, encontramos figuras com outros tipos de gato. Foi realizada a leitura de histórias que continha representação de gatos (A GATINHA MIMI  MIAU E SEU AMIGO BETO BICUDO). Trouxemos para a sala de aula um gato para as crianças conhecerem o animal, e por fim o desenho como meio de representação.















 

 

Assoprar e Brincar

       Percebendo que as crianças, apesar dos avanços da tecnologia, ainda se interessam por passatempos simples que envolvem fenômenos da natureza como o vento.
    Nesse contexto, sentir o vento, produzir sua força e movimento, utilizar brinquedos que funcionam com o seu efeito, podem se apresentar como uma novidade encantadora ás crianças.































Berçário 2011

Ler: A arte de brincar com as palavras

Educadoras Ana Maria, Carla e Daia

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
Bamberger

              A construção da linguagem é um processo que se inicia logo nos primeiros anos de vida, é nossa função proporcionar momentos de leitura e conhecimento sobre a escrita, este momento tão importante deve ser trabalhado diariamente através de contação e leitura de histórias e de imagens.


                  Nossa turma proporciona às crianças leituras diárias de histórias, canto da poesia, contação e interpretação semanalmente e ainda um canto de leitura montado com livros emborrachados, de plástico e papel cartão, facilitando assim o manuseio pelos bebês.



Canto das Poesias




Video de um momento de leitura na turminha de berçário




Uma boa base de leitura sobre o assunto relacionado você pode encontrar nesse link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário